Preaload Image
Back

  Tapume contém atividades focadas no domínio da criação e no carácter experimental. Estas ações priviligiam o trabalho laboratorial e fora dos circuitos comerciais. Juntando as artes e a ciência à criação de processos de trabalho e investigação sobre o corpo, a programação inclui estreias absolutas nacionais e internacionais e virtuais (2023-26), apresentações informais de processo de criação, intervenções em espaço público e em sectores sociais particulares. Centrado no espaço geográfico do Norte do país e na particularidade da cidade de Braga, o Tapume pretende implementar iniciativas que explorem o potencial simbólico, individual e colectivo do património cultural bracarense que possibilite leituras contemporâneas do seu carácter único, aliando arte e a tecnologia e a sua ressonância internacional. 

guelra

Guelra é um laboratório de criação coreográfica transdisciplinar de interação, interatividade e interligação artísticas, que tem como poética de criação a multiplicidade e a intangibilidade de vivência e memória da cidade.  Convocam-se os espaços, públicos e privados, para uma reflexão que pretende fortalecer as relações entre os artistas convidados e o contexto social, político e cultural da cidade de Braga.
Ao público, a Arte Total propõe uma reflexão sobre a produção artística abrindo, de uma forma clara, as perspectivas dos discursos autorais, sob vários formatos que se vão, rizomaticamente, articulando ao longo dos programas.
As residências artísticas GUELRA iniciaram em 2013.

clementina

Clementina é uma ação de quatro anos que pertende reflectir sobre lugar da problemática da igualdade de género. Conta com um coreógrafo convidado para cada ano, que desenvolve um trabalho com a Arte Total e que é apresentado no Theatro Circo, em formato de díptico performativo. Estes espetáculos exploraram a fronteira entre o espectador e a obra através de um convite para escutar os sussurros de um grupo de jovens que são simultaneamente bailarinos e mediadores da obra. São construções coreográficas que operam numa re-significação de práticas e pensamentos pela via da criação de outros modos de pensar, agir e significar as relações de género, o feminino, o corpo e as relações sociais.

salvo conduto

Salvo Conduto é uma ação sob o formato criação site-specific, onde se produzirá um vídeo dança resultante da residência, que será emitido online, no Braga International Video Dance Festival e que será proposto a festivais internacionais. Os princípios de pesquisa e construção performativa pretendem evocar a memória e a corporeidade a partir de um estado que se pretende profundo de relação com o espaço e o tempo, adensando, nos profissionais participantes, um novo conjunto de ferramentas para as suas futuras criações. Durante uma semana, os participantes (coreógrafo, bailarinos e videasta) passarão a habitar o espaço do Mosteiro de Tibães.