









Salvo Conduto é uma ação sob o formato criação site-specific, na qual se produz um vídeo dança, após uma semana de residência dos participantes – coreógrafo, bailarinos e videasta, no Mosteiro de Tibães. Este projeto será exibido no local de gravação, emitido online e será proposto a festivais nacionais e internacionais. Os princípios de pesquisa e construção performativa pretendem evocar a memória e a corporeidade a partir de um estado que se pretende profundo de relação com o espaço e o tempo, adensando, nos profissionais participantes, um novo conjunto de ferramentas para as suas futuras criações.
O programa Salvo Conduto existe desde 1998, contando com a colaboração dos seguintes coreógrafos: Joana Providência, Madalena Vitorino, Peter Michael Dietz, Teresa Fabião, Teresa Prima, Susana Cerqueira, Gabriela Barros, Jody Oberfelder, Sílvia Real, Lídia Martinez, Joana Castro, Carlota Lagido, Cristina Mendanha, Paulo Henrique, entre outros.
“Silenciosas e esquecidas durante séculos, as mulheres mecenas vagueiam como abutres, no Mosteiro de Tibães, onde a lenda do monge amaldiçoado persiste. Nutrindo-se de um legado que a história abafou, reaparecem, invadindo o espaço e o tempo e trazendo à tona o seu papel vital na edificação do mosteiro. Enquanto o monge habita o limite entre a realidade e o delírio, as figuras imponentes destas mulheres instalam-se na sua memória, tornando-se tão reais quanto o mito que ele próprio personifica. No confronto entre a lenda e o passado silenciado, as mulheres mecenas voltam a reclamar o seu lugar.”
Realização Lea Siebrecht e Ângela Bismarck
Direção Criativa Lea Siebrecht
Conceito e Coreografia Lea Siebrecht
Direção de Fotografia Ângela Bismarck
Música Rafael Maia
Performance Gustavo Magalhães, Margarida Guimarães, Irene Almeida, Liliana Oliveira, Carolina Vieira
Figurinos e Styling Lea Siebrecht e Ângela Bismarck
Comunicação e Imagem Carolina Vieira
Registo Fotográfico André Ralha
Produção Arte total
Agradecimentos Ceagagê; Maria Magalhães; Manuel Lemos; Tomás Vale; Pedro Matias; Isabel Almeida Coutinho; Tânia Teixeira; Fábio Silva; Vise Versa estúdio
Prémios e exibições – Porto Femme International Film Festival
cristina mendanha '22





carlota lagido '21





jo castro '20





lídia martinez '19





sílvia real '18





jody oberfelder '17





gabriela barros '16




