Preaload Image
Back

Cristina Mendanha é Diretora Artística da Arte Total, desde a sua fundação, em 1992. Iniciou a sua formação em dança com Fernanda Canossa e Pirmin Treku, prosseguindo, entre 1981 e 1983, na Companhia Nacional de Bailado. Em 1989, concluiu a Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Em 1995, obteve o Teaching Certificate da Royal Academy of Dance e o Mestrado em Art, Craft and Design Education, na University of Surrey, Roehampton. Em 2017, concluiu o Doutoramento em Educação Artística, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.
No âmbito da direção e programação artística, produziu, desde 1999, os programas Salvo Conduto e Guelra, que reuniram coreógrafos e artistas como Madalena Victorino, Romulus Neagu, Maria Inês Villasmil, Paulo Henrique, Joana Providência, Aldara Bizarro, Peter Michael Dietz, Valentina Parravicini, Lídia Martinez, Carlota Lagido, Francisco Camacho, Miguel Bonneville, Joana Castro, Sílvia Real e Flávio Rodrigues, entre outros.
A sua investigação artística tem privilegiado contextos site-specific, com instalações performativas apresentadas em instituições internacionais como a Bahçesehir University, em Istambul, a University of Budapest, o Birkbeck College, no âmbito do TaPRA Performance & New Technologies Working Group Interim Event, em Londres, e a University College UCC, em Copenhaga. No seu percurso coreográfico destacam-se as obras Diário de n, Corpo Kodak, DiZei Beckett in the House, Tiques, Passagem, Onde Só a Asa Pode Chegar, Kaus, Nadir, Guelra-Canis Majoris, Escadas Zero e Caixa de Esmolas.
Desempenhou funções como Assistente Convidada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, entre 2009 e 2012, membro do Conselho Consultivo do Theatro Circo de Braga, entre 2006 e 2014, integrou a equipa artística da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, na área de Comunidade, e foi investigadora no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS). Em 2014, integrou o grupo responsável pelo estudo sobre o impacto das políticas públicas na área da educação artística em Portugal, promovido pelo i2ADS.
Atualmente, é Curadora e Júri do Braga International Video Dance Festival, membro do Conselho Consultivo da Braga Media Arts | UNESCO e investigadora colaboradora do i2ADS, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.