O Ovo ou a Galinha | workshop/residência com David Ramalho
O Ovo ou a Galinha? 9a 12 de Abril | arte total
n
Info: artetotal.braga@gmail.com
Quem foi o primeiro, o ovo ou a galinha?
n
Os primeiros registos deste paradoxo datam dos primeiros séculos com os pensadores Aristóteles, Plutarco, entre outros. A pergunta é usada como uma metáfora que representa situações onde não é claro qual dos eventos é a causa ou o efeito.
n
Quem foi o primeiro, o som ou o movimento?
n
Existe movimento sem som? Existe som sem movimento?
n
Perante as leis da física como nós as conhecemos, o som e o movimento andam de mãos dadas desde o início do universo. Não existe um sem o outro.
n
O piano não produz som sem ter as suas cordas marteladas. As cordas não produzem som se não estiverem a vibrar. E o som não chega aos nossos ouvidos se não existirem partículas no ar que transportem estas vibrações desde a fonte sonora, até aos nossos ouvidos.
nn
Este projeto convoca os pequenos e jovens artistas que têm um pé na área da música e outro pé na área da dança. Estes pés podem traduzir-se em educação artística em ambas as áreas ou educação artística numa das áreas com um grande interesse na outra (por exemplo, frequenta aulas de dança regularmente e adora cantar).
n
Para os interessados, a proposta é a partilha de um processo e ambiente artístico profissional.
n
No espaço de uma semana, David Ramalho propõe-se a partilhar algumas das ferramentas que tem vindo a desenvolver com o seu grupo de investigação MusicDance Research e criar uma semana intensa de diversão séria e profissional.
n
Uma semana onde a música e a dança se vão cruzar de novas maneiras. As propostas têm como foco a consciência corporal, ritmo, criatividade e processos de criação coreográfica e musical.
n
No final da semana de trabalho o grupo irá partilhar o seu trabalho numa jam aberta.
n
n
n
David Ramalho
n
Começou os seus estudos artísticos na Arte Total e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga. Ao longo do seu percurso estudou dança clássica e dança contemporânea (Floor Work, Improvisação, Movement Research, Flying Low), bem como guitarra clássica e composição. No seu percursso académico passou pela ESMAE – Porto, onde obteve a sua Licenciatura em Guitarra Clássica; na Universidade do Minho – Braga, onde obteve o seu Mestrado em Ensino de Música; na Art Factory International – Bolonha, onde obteve o seu diploma em Dança Contemporânea. Neste momento frequenta o Mestrado em Dança e Práticas Coreográficas em Bruxelas organizado em colaboração pelas entidades Charleroi Danse, INSAS e La Cambre.
n
Nos últimos anos tem atuado em palcos internacionais europeus em cidades como Paris – França, Berlin – Alemanha, Zurich – Suiça, Zilina – Eslováquia, Bruxelas – Bélgica, Londres – Inglaterra, Bolonha – Itália, entre outras. Nestes projetos intervém por vezes apenas como dançarino, outras vezes apenas como compositor ou músico e por vezes em ambos os papéis, por exemplo dançando e compondo para o projeto.
n
O seu foco principal de pesquisa nas artes é o cruzamento da música e a dança em palco e na sala de aula, procurando expandir estas formas de artes com a colaboração entre uma e a outra. Para esta investigação, criou o grupo MusicDance Research onde conta com a colaboração de artistas internacionais como Agata Pankowska, pianista e dançarina.