Preaload Image
Back

Cristina Mendanha

Cristina Mendanha é Diretora Artística da Arte Total, desde 1992.
Iniciou a sua formação em dança com Fernanda Canossa e Pirmin Treku. De 1981 a 1983, fez a sua formação na Companhia Nacional de Bailado. Em 1989, fez a Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, na Faculdade Belas Artes UP. Em 1995, recebeu o Teaching Certificate Royal Academy of Dance e concluiu o Mestrado em Art, Craft and Design Education, na University of Surrey, Roehampton. Concluiu o Doutoramento em Educação Artística, na FBAUP, em 2017.
Desde 1999, produziu o programa Salvo Conduto e Guelra com os coreógrafos e artistas Madalena Victorino, Romulus Neagu, Maria Inês Villasmil, Paulo Henrique, Joana Providência, Aldara Bizarro, Peter Michael Dietz, Valentina Parravicini, Lídia Martinez, Carlota Lagido, Francisco Camacho, Miguel Bonneville, Joana Castro, Sílvia Real, Flávio Rodrigues, entre outros.
Faz investigação artística em contextos site-specific, com Instalações performativas em Istambul Bahçesehir University Budapeste, na University of Budapest, Birkbeck College TaPRA Performance & New Technologies Working Group Interim Event , Copenhaga, University College UCC. Destaca-se ainda o trabalho de pesquisa coreográfica nas obras Diário de n, Corpo Kodak, DiZei Beckett in the House, Tiques, Passagem, Onde Só A Asa Pode Chegar, Kaus, Nadir, Guelra-Canis Majoris, Escadas Zero e Caixa de Esmolas.
Foi Assistente Convidada do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (2009 a 2012), membro do Conselho Consultivo do Theatro Circo de Braga (2006 a 2014), membro da Equipa Artística da Guimarães Capital da Cultura – Área de Comunidade (2010 a 2012) e membro Investigador no Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade. Em 2014, integrou o Grupo Responsável pelo Estudo sobre o Impacto das Políticas Públicas na Área de Educação Artística em Portugal (i2ADS). Actualmente, é Curadora e Júri do Braga International Video Dance Festival, Membro do Conselho Consultivo da UNESCO-Braga Media Art City e Investigadora colaboradora do Instituto de Pesquisa em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Gabriela Barros

Gabriela Barros é performer, colaboradora da Arte Total e bailarina da Arte Total Cia. É Licenciada em Saúde Ambiental, com monografia e o projecto final do curso trabalhada em conjunto com a área da dança, com orientação da Professora Doutora Ana Macara e Cristina Mendanha. Estudou dança clássica e contemporânea na Arte Total e pós-graduou-se em Educação Artística, no IPVC e em Dança Contemporânea, na ESMAE/Teatro Rivoli. No âmbito da Pós-Graduação em Dança Contemporânea participou em Masterclasses com Vera Mantero, Emanuel Gat, Lisbeth Gruwez, Boris Charmatz, Nicola Cantillon e Laurence Yadi, entre outros.
Desde 1998, tem trabalhado como intérprete/bailarina com os coreógrafos Cristina Mendanha, Maria Reis Lima, Margarida Serrão, Paola Moreno, Inês Villasmil, Romulus Neagu, Aldara Bizarro, Paulo Henrique, Peter Michael Dietz, Paula Castro, Joana Providência, Madalena Victorino e Carlota Lagido.
Actualmente, colabora com a Arte Total na Gestão Administrativa de projectos e criação e investigação artística e, paralelamente, ocupa funções de docência e formação em várias instituições. Colabora com o Sindicato da Poesia.

Carolina Vieira

Carolina Vieira é artista performer, colaboradora da Arte Total e bailarina da Arte Total Cia., desde 2017.
Em 2018, concluiu o Mestrado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, com a tese de Mestrado Perceção e Memória: Escola de dança no Mercado Cultural do Carandá, na qual estabelece uma ponte entre a arquitetura e a dança através do estudo da memória e da perceção espacial.
Estudou dança clássica certificada pela Royal Academy of Dance e dança contemporânea na Arte Total, desde 1998, concluindo o grau Intermediate. É professora certificada em Progressing Ballet Technique e Rambert Grades. Em 2021, frequentou o curso do Bolshoi Ballet Academy – Teacher Training seminar for Beginner levels com Evgenya Kaseyeva. Trabalhou com os coreógrafos Cristina Mendanha, Romulus Neagu, Joana Providência, Victor Hugo Pontes, Peter Michael Dietz, Madalena Vitorino, Jody Oberfelder, Maria Ines Villasmil, Joana Castro, Miguel Bonneville, Carlota Lagido, entre outros.

Mercedes Quijada

Mercedes é artista multidisciplinar Andaluza, nascida em Granada (ES 1991).
Formou-se em dança contemporânea no Conservatório profissional de dança Reina Sofía (Granada, 2013/19) e na Oficina Zero (Porto 2021).
Durante a sua adolescência (2008-15) foi aluna de dois grandes mestres de flamenco: “Manolete” e “Mariquilla”.
É Licenciada em Belas Artes (2013/18) e Pós-Graduada em Educação Artística (2018/20) pela Universidade de Granada. Vive no Porto, desde 2019, onde pesquisa a técnica de improvisação na dança em relação às artes plásticas, voz e teatralização, mostrando uma forte ligação com a fisicalidade.
Depois de se formar, conseguiu reunir experiência de palco com vários coreógrafos de reconhecimento nacional e internacional; José Agudo, Jorge Crecis, Antonio Ruz, Poliana Lima, Eva la Yerbabuena, Victor Hugo Pontes.
Participou dos projectos Let’s Dance Europe dirigido por DE LooPERS-dance 2gether. e Cova proyect de Mafalda Deville.
Mercedes está, atualmente, a trabalhar como criadora e intérprete na peça Lowlands, dirigida por Helder Seabra da Companhia Instável. Faz parte do grupo de artistas da produtora Self-Mistake Lisboa desde 2021.
Além de isso, é também a criadora do programa perforartes na galeria Artes – Mota Galiza.

artistas convidados

David Ramalho

Catarina Almeida

Paulo Mesquita

Bruno Bravo

Pedro Emes Nogueira

Peter Michael Dietz

Miguel Bonneville

Pasquale Direse

Inês Malheiro

Susana Cerqueira

Amélia Bentes

Flávio Rodrigues

Miguel Pedro Guimarães

Joana Castro

Maria Inês Villasmil

Javier Martin

Miquel Bernat

Francisco Camacho

Romulus Neagu

Francesca Bertozzi

Júlio Cerdeira

Lea Siebrecht

Guilherme Vieira

Sara Santervás

Vasco Rocha

Pak Ndjamena

Mercedes Quijada

Pedro Lima

Inês Sousa

Carlota Lagido